Plano de comunicação
Índice
Introdução
Passo 1 - Fazer o diagnóstico interno
Passo 2 - Organizar o plano de comunicação
Passo 3 - Conhecer as ferramentas para comunicar com eficiência
Introdução
Voltar ao topo
A comunicação interna existe sempre, mesmo que a sua empresa nunca tenha definido uma política de comunicação. As conversas de corredores ou durante a pausa para café são um espaço privilegiado para a comunicação interna. A diferença é que uma política de comunicação interna é uma forma eficaz de combater rumores, estimular o envolvimento dos seus empregados nos projectos da empresa e instaurar um clima de confiança.
Passo 1 - Fazer o diagnóstico interno
Voltar ao topo
Não se esqueça que, comunicar é antes de tudo, ouvir. Para conhecer as percepções e expectativas dos empregados, escute-os. Ao fazer isto, está a executar o diagnóstico da sua empresa e simultaneamente a valorizar os seus empregados.
Antes de avançar com o plano de comunicação interna, deve procurar conhecer o estado social da sua empresa:
Saiba quais são as expectativas dos seus empregados em relação à empresa e ao seu futuro no seio desta
Analise se a política interna tem sido coerente com a política geral da empresa e a sua cultura
Se o tipo de veículos de informação que têm sido utilizados para a comunicação interna estão adequados aos alvos ou se nem sequer existem
O diagnóstico interno pode se realizado através um questionário claro, neutral, lógico e progressivo (sempre do geral para o particular). Este tipo de acção é mais fácil de executar numa pequena empresa, mas para estruturas com mais de 200 empregados é preferível optar por um sistema de amostragem representativa segundo o método de quotas. A amostragem deve ser composta no mínimo por 60 pessoas e representar a população de conjunto em termos de sector, cargo, idade e sexo. O documento deve ser curto e pedagógico.
As visitas aos sectores da empresa permitem a apreensão de