Plano de comunicação
Como elaborar
O plano de comunicação vai ajudar na definição dos objetivos de comunicação e na utilização dos meios adequados para alcançá-los. O tempo é essencial. As atividades promocionais podem ser planeadas ao longo de um período específico de tempo e durante uma ou mais etapas do projeto.
1. Determinar o/os objetivo (s) No início é necessário definir os objetivos da campanha de comunicação que podem ser:
- Aumentar as vendas do produto/serviço: o produto que se pretende promover pode ser um "produto" novo ou um já existente;
- Aumentar a divulgação de um produto/serviço;
- Anunciar / promover um evento específico, uma política ou iniciativa política.
2. Identificar o público-alvo Cada objetivo deve ter, pelo menos, um público-alvo específico e conhecê-lo com antecedência vai ajudar na seleção de mensagens adequadas e na definição da melhor forma de as divulgar.
3. Determinar os recursos necessários É necessário prever os recursos necessários: - Recursos humanos / hora;
- Material / recursos financeiros;
- Conhecimento tecnológico e os meios tecnológicos disponíveis.
4. Identificar as mensagens-chave As mensagens-chave são os conceitos que se pretende que o público-alvo recorde.
Estas mensagens devem ser cuidadosamente selecionadas e trabalhadas através de todos os materiais de comunicação e atividades.
5. Determinar os canais de comunicação É necessário escolher uma ou mais diferentes formas de comunicação dependendo da prioridade / importância. Dois tipos principais de comunicação
i. Non-Media Communication: inclui telemarketing, exposições, feiras, "abrir portas" e eventos. Se o público for muito amplo pode não ser possível alcançá-lo desta forma. ii. iii. Media Communication: televisão, vídeo, rádio, Internet, CD-ROM, folhetos, jornais, etc. Grandes audiências podem ser facilmente alcançadas desta forma num curto espaço de tempo.