Plano de Carreira
O ato de planejar induz, propicia e facilita a reflexão, promovendo o conhecimento e o auto-conhecimento fundamentais para o desenvolvimento de atividades em qualquer ramo do conhecimento humano.
"O Planejamento Estratégico e Situacional, sistematizado originalmente pelo Economista chileno Carlos Matus, diz respeito à gestão de governo, à arte de governar. Quando nos perguntamos se estamos caminhando para onde queremos, se fazemos o necessário para atingir nossos objetivos, estamos começando a debater o problema do planejamento. A grande questão consiste em saber se somos arrastados pelo ritmo dos acontecimentos do dia-a-dia, como a força da correnteza de um rio, ou se sabemos onde chegar e concentramos nossas forças em uma direção definida. O planejamento, visto estrategicamente, não é outra coisa senão a ciência e a arte de construir maior governabilidade aos nossos destinos, enquanto pessoas, organizações ou países."
Jackson de Toni
Portanto, planejar é refletir.
Assim como o planejamento é a reflexão sobre as ações que pretendemos realizar para alcançarmos nossos objetivos, a gestão é a administração destas ações em nosso cronograma, em nossa rotina diária. A gerência do planejamento o mantém constantemente atualizado e em sintonia com as mudanças de nossa realidade, conferindo-lhe maturidade e longevidade.
Ferramentas para o planejamento: o mapa de carreira
Originalmente um mapa é uma representação gráfica bidimensional de um todo ou fração territorial. É também o meio físico que utilizamos para registrar destinos e traçar rotas, e que pode também nos auxiliar a otimizar jornadas.
Planejar uma carreira é estabelecer um mapa que mostre não só os destinos como também os trajetos mais adequados para alcançá-los. Algumas carreiras possuem mapas claros e pré-estabelecidos: alguns anos de estudo entre graduação e pós-graduação e um emprego aguardando na outra ponta são um começo bem interessante. Porém, mapas para