Plano de carreira
a) Visão generalista. Além dos conhecimentos específicos de recursos humanos, ele domina também outros campos que têm a ver com a vida da empresa; finanças, por exemplo.
b) Preocupação com os resultados finais da empresa. Ele sabe ler seu balanço, projetar os aumentos de custos decorrentes da admissão de pessoal, calcular o retorno do investimento e treinamento etc.
c) Disposição para atuar em parceria. O profissional de recursos humanos deixa de trabalhar de forma estanque em seu departamento e busca deliberadamente contatos com outros setores, procurando juntar esforços para o alcance dos objetivos traçados da empresa.
d) Ação Estratégica. O trabalho rotineiro é delegado para um núcleo de serviços e o profissional de recursos humanos fica mais disponível para o trabalho estratégico. Isto implica estar envolvido com a empresa como um todo e com os meios de satisfação do consumidor com seus produtos.
e) Atualização. O profissional de RH sente permanentemente a necessidade de se autoqualificar. Para tanto, procura assinar revistas especializadas, ler as secções dos jornais diários que tratam de assuntos de empresas, participar de cursos, seminários, grupos de discussões, encontros de profissionais etc.
f) Atenção preferencial para a qualificação e motivação do pessoal. O profissional de RH esforça-se no sentido de promover ações voltadas à capacitação de pessoal em todos os níveis, bem como para tonar motivador o ambiente de trabalho.
g) Capacidade Integradora. À medida que o gerenciamento de RH se dilui entre todos os gerentes da organização cabe ao gerente de RH atuar junto a seus pares como consultor e mesmo conselheiro sobre assuntos de relacionamento humano. E para que essa atuação ocorra de maneira harmônica, ele precisa estar dotado de capacidade integradora, a fim de que as metas e riscos emerjam como empreendimento