plano de carreira
O ato de planejar induz, propicia e facilita a reflexão, promovendo o conhecimento e o auto-conhecimento fundamentais para o desenvolvimento de atividades em qualquer ramo do conhecimento humano.
Portanto, planejar é refletir.
Assim como o planejamento é a reflexão sobre as ações que pretendemos realizar para alcançarmos nossos objetivos, a gestão é a administração destas ações em nosso cronograma, em nossa rotina diária. A gerência do planejamento o mantém constantemente atualizado e em sintonia com as mudanças de nossa realidade, conferindo-lhe maturidade e longevidade.
Ferramentas para o planejamento: o mapa de carreira
Originalmente um mapa é uma representação gráfica bidimensional de um todo ou fração territorial. É também o meio físico que utilizamos para registrar destinos e traçar rotas, e que pode também nos auxiliar a otimizar jornadas.
Planejar uma carreira é estabelecer um mapa que mostre não só os destinos como também os trajetos mais adequados para alcançá-los. Algumas carreiras possuem mapas claros e pré-estabelecidos: alguns anos de estudo entre graduação e pós-graduação e um emprego aguardando na outra ponta são um começo bem interessante. Porém, mapas para carreira de certas profissões dificilmente são simples assim.
A grande vantagem de planejar a carreira através deste instrumento é poder visualizar e clarear conceitos e procedimentos, checando conhecimentos sobre mercado, carreira e inclusive sobre você mesmo. Um mapa de carreira normalmente é rico e dinâmico e não deve ser visto como algo imutável, como se fosse escrito sobre pedra. Pelo contrário: o mapa deve ter o mesmo dinamismo e velocidade de sua carreira.
Para facilitar e tornar didático o processo de construção de um mapa de carreira podemos dividi-lo em 05 etapas:
1. Auto conhecimento
Chamamos de auto-análise. Reflete valores, sonhos, desejos, dons, habilidades, gostos pessoais, idéias, tendências, crenças e traços de personalidade.
2.