Linha do Tempo -Historia e Evolução da Contabilidade
2000 a.C – com a invenção do número de instrumentos de caça, prática de forma rudimentar da contabilidade.
Criação da moeda – evolução lentA da contabilidade
Séc XIII até início do séc XVII- atividade mercantil em Veneza, Gênova, Florença, Pisa e outras.
1202 – Contabilidade Antiga para a Contabilidade Moderna, com a publicação de Leonardo Fibonacci (Liber Abaci), sobre cálculo comercial.
1308 – Caso evidente da utilização das partidas dobradas, em Giornale Dal Libro Segreto di Giotto de Peruzzi.
1340 – Enciclopédia do comerciante La pratica della marcatura, de Francesco de Balduccio Pegolotti, obra fundamental para a análise da evolução da Contabilidade.
1494 - Paciolli escreveu o famoso “Tractatus de computis ET scripturis” exposição completa e com muitos detalhes da Contabilidade. Método contábil é explicado integralmente a partir do inventário, pela primeira vez.
1558 – Publicação do livro de Alvise Casanova
1586 – Angelo Pietra lança uma obra com a aplicação do método contábil na administração de seu convento e a referência a aplicações bancárias, mercantis e patrimoniais. Primeiro a escrever sobre previsões orçamentárias.
1636 – Ludovico Flori publica seu livro, também mostrando a aplicação das partidas dobradas nos mosteiros, porém com mais sucesso.
1803 – Niccolo D’anastasio e La scritura doppia ridotta a scienza, primeiro a demonstrar preocupação com o caráter científico da Contabilidade.
1838 – Giuseppe Ludovico Crippa La scienza dei conti ossia l’arte di tenere i libri e compilari i bilanci di ogni azienda, precursor da teoria econômica das contas.
1840 – Inicio da contabilidade Científica com a publicação de La contabilita applicata alle aministrazioni private e publiche, livro em que marca a fase da Contabilidade como ciência.
1867 – Classificação das contas em 4 categorias: do proprietário, do gerente ou administrador, dos consignatários e dos