A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO BRASIL
Bruna Célia Pereira*
Keila de Oliveira Barbosa*
Lucas Sakae da Rocha*
Marília Gabriela do Carmo Rios*
Resumo:
A contabilidade passou por diversas transformações desde tempos antigos onde, como sempre, o principal objetivo era o controle das riquezas, como relatado na história até chegar a ser reconhecida como ciência. No Brasil a contabilidade foi se desenvolvendo à medida que o mercantilismo se proliferava país afora. Enquanto a globalização se expandia, a contabilidade internacional nasceu da necessidade de padronizar as normas contábeis numa maneira mais compreensiva para os usuários de diversos países. O Brasil é um deles onde evolução da contabilidade já é uma realidade. Neste artigo são relatadas importantes datas, além de leis e decretos que ajudaram no desenvolvimento do tema preposto, visando transmitir o conhecimento da história da Contabilidade brasileira.
Palavras-chave: Evolução; Contabilidade; Contabilidade Brasileira.
Segundo Ludicibus, Marion, Farias (2009), a Contabilidade é uma das ciências mais antigas, pois surgiu desde os primórdios da humanidade, quando o homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens. À medida que o tempo passa, ela vem se modificando em todos os aspectos, tanto social, como político, econômico e científico. Sua evolução foi contínua à medida que o homem buscava aprimorar seus conhecimentos.
Neste sentido, este trabalho tem o propósito de resgatar alguns pontos da história de como surgiu a contabilidade no Brasil, e como ocorreu sua evolução a medida que o meio, ou seja, as tecnologias foram se aprimorando.
O artigo, também tem por objetivo apresentar as influências exercidas pelos países, principalmente Portugal e a Itália, que atuou diretamente no processo evolutivo da contabilidade. Um dos aspectos importantes atribuídos pela Itália são a linha de pensamento
Patrimonialista e os métodos das partidas dobradas.