Evolucao contabilidade no brasil
8.1 O Início Da Contabilidade No Brasil
Não somente no Brasil, mas em todos os países e em todas as épocas, o surgimento e o desenvolvimento da contabilidade sempre estiveram associados á expansão comercial e econômica da região. Não se pode negar que o Brasil é um país relativamente novo em relação a muitas nações existentes antes mesmo do que início da era cristã, e, portanto com mais de 2.000 anos de existência. Além disso, passamos muito tempo como uma simples colônia portuguesa e não como um país independente. Dessa forma, a contabilidade no cenário nacional começou a tomar forma muito tempo depois de outras nações.
Geograficamente, Portugal é um país vizinho da Itália. Essa proximidade além de outros aspectos de ordem política facilitou a importação e utilização desses métodos de controle pelos portugueses que foram largamente utilizados para controlar a entrada e saída dos produtos de sua principal colônia, o Brasil. Nosso país, por sua vez, herdou diretamente dos portugueses esses mecanismo de controle e os conhecimentos contábeis. Não é difícil perceber, portanto, que a contabilidade brasileira sofreu inicialmente forte influência italiana.
Quadro 8.1 Itinerário da chegada da contabilidade ao Brasil.
Tal situação seria, na verdade, um caminho natural não só pela razão apresentada acima, a colonização portuguesa e sua proximidade geográfica contábil com a Itália, mas também pelo fato de que a Itália era o país de referencia contábil naquele momento da história.
Entretanto, o fato é que a contabilidade, historicamente, nunca foi valorizada no Brasil. As questões relativas ao controle nunca foram estimuladas em nosso país, seja no âmbito organizacional ou pessoal. O planejamento orçamentário e o controle das contas jamais foram tratados como prioridade. Retrata-se aí uma questão cultural.
Possivelmente, a fartura de riquezas naturais, aliada