Evolu O Do Ensino Da Contabilidade No Brasil
A contabilidade tem sua evolução ligada diretamente a evolução da sociedade, esse fato é analisado e identificado sobre distintas perspectivas. É fato que desde a época mais remota a contabilidade já existia, visto que o homem desde sempre tinha necessidade de controlar sua riqueza, mesmo antes de oficializada a contabilidade o homem já tinha seus controles propôs em relação aos seus bens.
Diria ate que a contabilidade é uma conseqüência da historia da civilização, por estar tão ligada aos acontecimentos decorrentes da evolução pessoal da nossa sociedade, sobretudo no seu campo econômico, a quem diga ainda que a contabilidade tem correlação com a evolução da economia.
Porem só por volta de 1808 a contabilidade chegaria ao Brasil a partir da vinda da Família Real, depois desse acontecimento surgiram varias mudanças na área e eventos econômicos muito importantes para a época. Até então as atividades comerciais resumia-se a vendas dos bens produzidos. Em 1808 foram criadas as Aulas de Comercio, iniciando assim o ensino comercial no Brasil, intituladas como aulas praticas.
Saes e Cytrynowicz (2001, p.37-59) analisaram como o ensino comercial contribuiu para dar origem a criação do curso superior de contabilidade.
Após de muitas fases da evolução histórica do ensino de contabilidade, foi através do Decreto-lei nº7988, de 22/09/1945, que surge o curso de bacharel em Ciências Contábeis, com duração de quatro anos. Em sua primeira edição, a grade curricular do curso tinha como diciplinas especificas: Contabilidade Geral, Organização e Contabilidade Industrial e Agrícola, Organização e Contabilidade Bancária, Organização e Contabilidade de Seguros, Contabilidade Publica e Revisões e Pericia Contábil.
A criação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, foi um grande avanço para a contabilidade no Brasil, foi então que tivemos o primeiro núcleo de pesquisa contábil no Brasil, com uma serie de contribuições