Trabalho Entrega Final Pronto
ESTUDO DE CASO: TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO
Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina de Economia de Empresa do curso de Administração, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.
Docente: Ana Claudia Giannini Borges
Discente:
Jaboticabal, 27 de Novembro de 2014
1. Introdução
1.1. Contextualização
Após o ano de 1937, a teoria econômica passou a preocupar-se não só com os custos de produção nas empresas, mas também houve uma atenção maior aos custos associados as transações econômicas, isso porque descobriu-se que esses custos são significativos entre as etapas do processo de produção. (FIANI, 2002).
Segundo Fiani (2002) estes custos de transação, são os custos que uma organização tem toda vez que necessita recorrer ao mercado, no qual esta relacionada basicamente a contratos (custos de negociar, formalizar, fazer, refazer, cumprir um contrato elaborado). Assim pode-se considerar que há assimetria de informações com racionalidade limitada e oportunismo. Quanto a transação especificamente deve-se considerar a especificidade de ativos, frequência e incerteza dos riscos para a partir disso optar por uma estrutura de governança mais adequada ( spot, hibrida, hierárquica)
Para compreender melhor o assunto intitulado nesse trabalho, foi escolhida uma organização na cidade de Jaboticabal-SP, na qual será realizado um estudo de caso. Para efeitos didáticos e para preservar a integridade da organização, seu nome será em sigilo.
1.2. Objetivo
Identificar e analisar a relação entre uma empresa farmoquimica e seus clientes, a partir da Teoria de Custos de Transação.
2. Metodologia
Optou-se por fazer um estudo de caso. Sobre a metodologia de abordagem, a pesquisa é exploratória, envolvendo um levantamento bibliográfico através da análise de livros, artigos científicos e consulta a sítios eletrônicos. Considerando a pesquisa