RESUMO 3 BIOQUIMICA
Faculdade de Ciências da Saúde
Curso Bacharelado em Educação Física
BIOQUÍMICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
ENZIMAS
1º BIMESTRE
ERICK VILLA REAL
R.A. 2921521733
Presidente Prudente
MARÇO 2015
Resumo 3
Enzimas
Praticamente todas as ações no organismo são mediadas por enzimas, as quais são proteínas catalisadoras que aumentam a velocidade das reações, as enzimas canalizam reagentes
(chamados de substratos) para rotas úteis. As enzimas comandam assim todos os eventos metabólicos.
Cada enzima recebe dois nomes, o primeiro é o nome mais curto e recomendado, o segundo é o nome mais completo e sistemático, usado quando a enzima precisa ser identificada sem ambigüidades. Têm o sufixo “-ase” adicionado ao nome do substrato da reação (ex., glicosidase e uréase) ou a descrição da ação realizada (ex., lactato-desidrogenase e adenilato-ciclase)
As enzimas são divididas em seis classes principais, cada uma com numerosos subgrupos, os nomes sistemáticos são exatos e informativos, mas as vezes são muito incômodos para o uso geral, enzimas são catalisadores protéicos que aumentam a velocidade de uma reação químicae não são consumidos durante a reação que catalisam.
As moléculas enzimáticas contem uma região especifica, em forma de fenda ou bolso, chamada de sitio ativo. Este sitio contem cadeias laterais de aminoácidos que participam da ligação com substrato e da catalise. O substrato liga-se a enzima, formando um complexo enzima-substrato o complexo (ES) é convertido no complexo enzima-produto (EP).
As enzimas são altamente especificas, interagindo com um ou alguns poucos substratos e catalisando apenas um tipo de reação química, o termo holoenzima se refere a enzima ativa com seu componente não protéico, enquanto a enzima sem seu componente não protéico é chamada de apoenzima e é inativa, se esse componente for uma molécula orgânica pequena, é chamada de coenzima, as coenzimas são freqüentemente derivadas de