relatório de bioquímica II fermentação
CURSO DE NUTRIÇÃO
Amanda Ellen Pessoa Cabral
Ana Suel Martins Bezerra
Relatório de Bioquímica II:
Fermentação da Sacarose – Processo da Destilação Fracionada
Porto Velho, 2013
Amanda Ellen Pessoa Cabral
Ana Suel Martins Bezerra
Relatório de Bioquímica II:
Fermentação da Sacarose – Processo de Destilação Fracionada
Relatório apresentado à disciplina de Bioquímica II, como requisito parcial para aprovação.
Professor: Andreimar Martins Soares
Porto Velho, 2013
1. Resumo
A destilação fracionada é utilizada na separação de misturas homogenias quando os componentes da mistura possuem pontos de ebulição diferentes. Muito empregada na produção de Etanol, a partir da fermentação que microrganismos, na sua maioria leveduras, realizam na combinação de melaço com fermentos biológicos (mosto), como a Saccharomyces que faz com a sacarose se transforme em etanol. Neste relatório será apresentado o processo de destilação fracionada para produção de etanol.
Palavras chaves: Etanol. Destilação. Fermentação. Álcool.
2. Introdução
Fermentação é o nome geral para degradação anaeróbia da glicose ou outros nutrientes orgânicos com objetivo de obter energia e conservá-la como ATP. Diversos microorganismos, destacando-se os da espécie Saccharomyces cerevisia, fermentam açucares, produzindo álcool etílico e gás carbônico (CO2), processo denominado fermentação alcoólica.
A glicose é convertida em piruvato pela glicólise piruvato é convertido em etanol e CO2 em um processo de dois passos:
“A levedura e outros microorganismos fermentam a glicose em etanol e CO2. A glicose é convertida em piruvato pela glicólise e o piruvato é convertido em etanol e CO2 em um processo de dois passos. No primeiro passo, o piruvato sofre a descarboxilação em uma reação irreversível catalisa pela piruvato descarboxilase. Esta reação é uma descarboxilação