Laboratório 3 -FOTOGRAMETRIA BÁSICA
Objetivo
1. Utilizar o aplicativo de orientação interior disponível no EFOTO e realizar a orientação interior de um ou mais fotogramas.
2. Implementar o algoritmo para cálculo da orientação interior de um fotograma.
Projeto Fotogramétrico
Para este laboratório, fez-se necessário assistir aos dois primeiros tutoriais encontrados no site do EFOTO. Com o programa instalado criei um novo arquivo chamado laboratorio3.epp. Carreguei as três imagens disponíveis no site, e assim como ensinado no tutorial, fiz a orientação interior das três, selecionando os pontos das marcas fiduciais e inserindo na matriz correspondente. O programa realizou as operações imediatamente e o resultado encontrado foram os ilustrados abaixo, com o exemplo apenas da imagem 18:
Primeiramente tive um pouco de dificuldade no preenchimento dos dados antes da orientação interior, demorei a entender a origem de determinadas informações. Se o tutorial do site não existisse não seria possível completar os dados do terreno, nem os dados de voo e nem as coordenadas do pontos. Acho que estes dados são obtidos durante a obtenção das imagens, durante o voo, mas assim como a câmara tem um certificado de calibração, onde podemos encontrar todos os dados necessários para elaboração do projeto.
Não sabia usar nenhuma outra linguagem de computador para o cálculo dos parâmetros da orientação interior. Utilizei o programa Excel para tentar solucionar a matriz. Para isso fiz uso da fórmula apresentada em classe:
Cada etapa da formula foi feita separadamente, inseri a matriz depois fiz a transposta desta, para depois multiplicar pela matriz original e inverter o resultado, depois multipliquei este novo resultado pela transposta da matriz inicial, finalizando com a multiplicação da matriz das coordenada das marcas fiduciais.Encontrei grande dificuldade no manejo dos dados no Excel. Uma situação de muitos cálculos e atenção. Obtive como resultado a matriz