Introdução ao ambiente e-foto
Faculdade de Engenharia
Fotogrametria Básica
Rio de Janeiro
2013
Introdução:
O e-foto é um software que possibilita a elaboração de mapeamento digital 3D. Ele foi criado com objetivo de dar suporte aos estudantes de cartografia, uma vez que os softwares disponíveis na época eram muito caros. Isso impossibilitava que os alunos tivessem contato com as estações fotogramétricas digitais. Sua criação foi feita para fins didáticos. Atualmente o software vem sendo aperfeiçoado no laboratório de fotogrametria da UERJ, e sua funcionalidade permite que também seja aplicado para fins de trabalho, em empresas. O e-foto é um software livre, uma vez que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição, e muito útil para aprendizagem. Um dos pontos principais do software é que o e-foto pode ser executado tanto em ambientes como Linux, MacOS e Windows, com o grande diferencial de poder ser executado em qualquer computador, desde máquinas simples até as mais potentes.
Objetivo:
O objetivo do laboratório é que os alunos de fotogrametria tenham contato direto com o software.
Procedimentos operacionais:
Para começar a utilização do software, é necessário criar um novo projeto, onde será preciso preencher alguns campos para informar; o nome, a descrição, o proprietário, o objetivo e a data do projeto. Além de ter que acrescentar informações relativas ao terreno, ao sensor, aos vôos, às imagens e aos pontos de apoio de campo.
A partir de então, é possível começar a testar as funcionalidades do software. Nas quais são;
1)Orientação Interior
Permite reconstruir a geometria dos feixes perspectivos internos à câmara, ou seja, realizar o referenciamento da imagem em relação à câmara.
2)Orientação Exterior por Ressecção Espacial
Permite chegar às coordenadas no espaço-objeto do centro de perspectiva e aos ângulos de