Containers
O manual da Mormack
Tipos de container - Respeitado o volume individual quanto ao seu peso e metragem, há um tipo de container para cada espécie de mercadoria. Assim é que, dos 10 tipos de containers aprovados pela ISO, salientamos aqueles que têm as seguintes características:
a) para cargas em geral, fracionadas: containers fechados com porta nos fundos containers fechados com portas laterais containers sem teto e com porta nos fundos containers com teto de lona removível e porta nos fundos containers de ½ altura, com teto de lona removível e porta nos fundos containers de ½ altura, abertos no teto, com porta nos fundos
b) para cargas líquidas ou sólidas a granel: containers-tanque
c) para cargas congeladas: containers-frigoríficos
d) para cargas refrigeradas containers isotérmicos e, assim seguindo, há containers para transportes de animais vivos, container-bandeja etc.
Desses, limitar-nos-emos a maiores explicações e ilustrações somente quanto aos containers de 20' e 40' (mencionados na letra a), por serem os mais comumente usados no tráfego Brasil/USA/Brasil, em compatibilidade com a carga comercializada. Entretanto, quando houver cargas apropriadas para outros tipos de containers, por favor, façam-nos de imediato uma consulta, que prazerosamente acolheremos para estudo e definição, assim como a devida assistência técnica poderá ser fornecida gratuitamente.
Material de construção - Excetuada a sua estrutura, feita com uma liga especial de aço, o container pode ser de alumínio, fibra, aço ou uma combinação desses materiais, como por exemplo: teto de fibra e laterais de alumínio. O chão do container pode ser de aço, ferro ou assoalhado.
Capacidade de carga do container - Deve-se levar sempre em consideração que as medidas internas não são padronizadas e, portanto, estão sujeitas a uma pequena variação de fabricante para fabricante.
Esforços do container - Como qualquer outro elemento de transporte,