Violência contra a mulher
MINERAÇÃO
ANA LETICIA SILVA BORGES
GABRIELLA BARBOSA SANTOS
JULIA MORAIS GONÇALVES
SARA LIDIA VIEGAS DE OLIVEIRA
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
ARAXÁ-MG
2013
ANA LETICIA SILVA BORGES
JULIA MORAIS GONÇALVES
GABRIELLA BARBOSA SANTOS
SARA LIDIA VIEGAS DE OLIVEIRA
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Trabalho apresentado ao curso de Mineração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, como requisito parcial para aprovação da disciplina de Redação.
Professora: Érica Araujo.
Araxá-MG
2013
Conteúdo
1.INTRODUÇÃO
A violência contra as mulheres assume muitas formas – física, sexual, psicológica e econômica. Essas formas de violência se inter-relacionam e afetam as mulheres desde antes do nascimento até a velhice.
Alguns tipos de violência, como o tráfico de mulheres, cruzam as fronteiras nacionais.
As mulheres que experimentam a violência sofrem uma série de problemas de saúde, e sua capacidade de participar da vida púbica diminui. A violência contra as mulheres prejudica as famílias e comunidades de todas as gerações e reforça outros tipos de violência predominantes na sociedade.
A violência contra as mulheres também empobrece as mulheres, suas famílias, suas comunidades e seus países.
A violência contra as mulheres não está confinada a uma cultura, uma região ou um país específicos, nem a grupos de mulheres em particular dentro de uma sociedade. As raízes da violência contra as mulheres decorrem da discriminação persistente contra as mulheres.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 O que é violência contra a mulher?
Na definição da Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994), a violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico,