bacharel em ciências contabeis
Ciências Contábeis
Francys johnn Almeida de Melo
Resumo do Artigo: “Fluxo de Caixa como instrumento de controle gerencial para tomada de decisão: um estudo realizado em microempresas”, apresentado pelo Profº Francis Balbino.
Esta pesquisa tem por objetivo, evidenciar as técnicas administrativas de acompanhamento, avaliação e controle do fluxo de caixa, que as microempresas adotam como instrumento de controle gerencial para tomada de decisão. Com a globalização da economia e com a crescente competitividade do mercado, a atividade financeira de uma empresa requer esse tipo de análise de seus resultados, de maneira a avaliar seu desempenho, bem como proceder aos ajustes e correções necessárias.
O fluxo de caixa é uma ferramenta que auxilia o administrador financeiro na tomada de decisões, pois prevê o que ocorrerá com as finanças da empresa, ou seja, a evolução de equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro em um determinado período, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.
No artigo foram pesquisadas através de questionário, 135(cento e trinta e cinco) microempresas, evidenciando através do resultado da mesma que, embora conhecido pela maioria, há um grande numero de administradores que não tem o instrumento implantado na empresa, desnorteando-se quanto ao processo de manutenção dos recursos financeiros; portanto, com o intuito de valorizar essa ferramenta gerencial, foi utilizado um referencial teórico que cita a importância e a eficácia do fluxo de caixa que permite ao administrador; planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros para um determinado período, influenciando o processo de tomada de decisão.
Neste contexto, possibilitando programação para operar de acordo com os objetivos e as metas determinadas, a curto e a longos prazos, desde gerenciamento do capital