bacharel em ciências contabeis
1. Criando uma Meta
1. Meta. É uma posição no futuro. Deve estar relacionada a tempo e valor. Exige tempo e dedicação para ser atingida.
2. Meta x Objetivo
1. Meta x Objetivo Um objetivo fornece uma direção. Meta é um objetivo quantificado. Uma meta, além de mostrar a direção, detalha os requisitos e o espaço de tempo em que o caminho deve ser percorrido.
1. Objetivo: Comprar um carro
2. Meta: Comprar um carro da marca Chevrolet, modelo Agile, ano 2010, versão LTZ, na cor vermelha, pelo preço de R$ 43.000,00 até 30 de abril de 2010.
3. Meta S.M.A.R.T.
1. S – Specific (Específica)
2. M – Measurable (Mensurável)
3. A – Attainable (Atingível)
4. R – Realistic (Realista)
5. T – Timely (Em Tempo)
4. Meta Específica. Quanto mais específica for a meta, menor a possibilidade de interpretações duvidosas e mais chances da meta ser atingida.
1. Quem está envolvido? O que deve ser atingido exatamente? Onde deve ser atingido esta meta? Qual é o período no qual esta meta deve ser atingida? Quais são os requisitos e restrições? Quais propósitos ou benefícios existem em atingir esta meta?
2. Meta: Aumentar as vendas em 10%. Meta Específica: Obtenção de 10% no aumento de vendas nacionais nas áreas de negócios A, B e C pela equipe X, durante o próximo ano fiscal, sem redução da margem de lucros e mantendo o nível de satisfação do cliente.
5. Meta Mensurável. Qualquer meta que não possa ser transformada claramente em um número permite a manipulação e interpretação para que os interessados a considerem atingida ou não.
1. Por exemplo, “Melhorar a satisfação dos clientes da loja A em 20% em 3 meses” parece ser um objetivo específico. Entretanto, se a loja em questão não tiver um sistema adequado de medição da satisfação do cliente, a meta não poderá ser mensurada.
6. Meta Atingível. As metas devem ser agressivas, mas nunca impossíveis de atingir. As metas devem ser agressivas, mas nunca impossíveis de atingir. É importante lançar um desafio