trabalho loco
Aluno(a): Juliana da Silveira Alves
Curso: Administração
Turma: 303
Filosofia – A metafísica
1. Qual é considerada a questão metafísica fundamental? Por que somos levados a formulá-la?
A questão metafísica fundamental é a pergunta “O que é?”. Esta questão é fruto de nossa inquietação diante da mudança e diversidade que ocorre com as coisas, o que nos leva a desejar conhecer a realidade última de todos os seres ou a essência de toda realidade.
2. Quais os sentidos do verbo é na pergunta “O que é?”. E por que definem os dois temas principais da metafísica?
Este é possui dois sentidos: primeiro, significa “existe”, de modo que a pergunta se refere à existência da realidade e pode ser transcrita como: “O que existe?”; segundo, significa “natureza própria de alguma coisa”, de modo que a pergunta se refere à essência da realidade, podendo ser transcrita como: “Qual é a essência daquilo que existe?”. Portanto, existência e essência definem-se como os dois temas principais da metafísica por se referirem á realidade em seus múltiplos aspectos.
3. O que a metafísica investiga?
A metafísica investiga os fundamentos, os princípios e as causas e o ser íntimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são.
4. Quais os principais períodos da história da metafísica?
O período que vai de Platão e Aristóteles (séculos IV e III a.C.) até David Hume (século XVIII d.C.); o período que vai de Kant (século XVIII) até a fenomenologia de Husserl (século XX); a metafísica ou ontologia contemporânea, a partir dos anos 1920 do século XX.
5. Quais as principais características do primeiro período da metafísica?
Nesse período é investigada a realidade em si mesma, aquilo que é ou existe; é um conhecimento racional apriorístico, isto é, não se baseia nos dados conhecidos diretamente pela experiência sensível ou sensorial; é um conhecimento sistemático, isto é, cada conceito depende de outros e se