container
O Container é, primordialmente, uma caixa, construída em aço, alumínio ou fibra, criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante.
O container é identificado com marcas do proprietário e local de registro, número, tamanho, tipo, bem como definição de espaço e peso máximo que pode comportar etc.
As unidades de medidas utilizadas para a padronização das dimensões dos containers são pés (') e polegadas (").
Quanto aos tipos, podem variar de totalmente fechados a totalmente abertos, passando pelos containers com capacidade para controle de temperatura e tanques. As capacidades volumétricas dos containers são medidas em metros cúbicos (m3) ou pés cúbicos. Quanto à capacidade em peso, são definidos em quilogramas e libras (medida inglesa).
Tipos de container
Os principais tipos de container são:
Open Top - É um container aberto em cima, ou fechado apenas com uma lona removível por ocasião do enchimento ou desenchimento do mesmo. Esses containers são construídos especialmente para atender ao transporte de mercadorias que só podem ser acomodadas (ovadas) pela parte de cima; normalmente, essas mercadorias são içadas através de pontes-rolantes.
Tank - Container-tanque, construído para o transporte de granel, especialmente líquido. Embora a capacidade do tanque construído dentro do container possa variar de volume, sua armação (frame) obedece às dimensões ISO.
Collapsible - Containers desmontáveis. Construídos para facilitar o seu transporte quando vazios. Uma vez desmontados, cinco unidades modulares desses containers perfazem ou ocupam o espaço de uma.
Livestock - Containers para o transporte de animais vivos, também conhecidos como gaiolas ou jaulas.
Ventilated - Container ventilado, próprio para o transporte de mercadorias que necessitam ventilação.
Reefer - Refrigerado. Esse container possui um gerador que mantém a mercadoria constantemente em baixa temperatura. Normalmente