Definições de cultura do poder por Raymond Williams e o conceito de paisagem
Cultura Emergente e Cultura Residual: Williams explica que há, nas culturas dominantes, o que podemos chamar de alternativo e o que é opositor, e dentro dessas há a distinção entre formas residuais e emergentes. Assim define o teórico:
Por “residual” quero dizer que algumas experiências, significados e valores que não podem ser verificados ou não podem ser expressos nos termos da cultura dominante são, todavia, vividos e praticados como resíduos – tanto culturais como sociais – de formações sociais anteriores. [...] Por “emergente” quero dizer, primeiramente, que novos significados e valores, novas práticas, novos sentidos e experiências estão sendo continuamente criados.
O conceito de paisagem como um elemento central na geografia cultural relaciona-se devido a prática do homem em modificar, transformar e até mesmo se adaptar ao ambiente em que desbrava. Havendo, portanto, uma relação homem-natureza e suas causas e efeitos. Um exemplo de adaptação do homem, e modificação, ao seu novo habitat foi através da posse do fogo, o homem pôde se dispersar para áreas mais frias, modificar a natureza e estabelecer o mundo da cultura. Qualquer sinal de ação humana numa paisagem implica uma cultura. Depois de ser um tema