Plano de carreira
- Observar diretrizes pessoais e profissionais - o profissional deve anotar as coisas que são importantes para ele: os valores que ao longo da vida faz sentido, que define a maneira que a vida se torna prazerosa, como ele gostaria de viver, o que faz ele ter prazer de viver a vida. Principalmente, observar se os valores pessoais estão alinhados com o profissional. - "O subconjunto da vida poessoal é uma coisa inserida dentro da profissional. Quando a empresa em que ele trabalha é o contrário do que ele tem como valor pessoal, começou mal", diz Marques.
- Como penso o plano de carreira? - o profissional deve estabelecer objetivos bem realistas com prazos, analisando as suas competências. Ele deve olhar para dentro e saber o que realmente já sabe e o que ele gostaria de aprender. - "Não dá para o profissional dar um passo maior do que ele realmente consegue atingir", pondera o presidente da IBC.
- Identificar a rede de relacionamentos - o proissional deve pensar sobre as experiências profissionais e pessoais que teve e avaliar a estabilidade da situação atual.- "O regresso ao passado deve ser aproveitado no que ele está fazendo. O que as pessoas que ele conhece, o network, contribuiu - e pode contribuir ainda - na vida dele?", explica o Coach.
- Mapear expectativa de valor - anotar as decisões que ele nunca gostaria de ter tomado. Identificar os erros e as falhas que teve e o que aprendeu com isso. - "É primordial para que o profissional não falhe mais. Ele também deve ter capacidade para se auto-avaliar de forma positiva, aonde ele acertou e merece nota 10, deve ser levado em consideração"
- Definir um foco de ação - o profissional precisa se preocupar com o comportamento e atitudes que interferem no desenvolvimento pessoal e profissional. - "Deve avaliar o estilo de comunicação que adota, como administra seu tempo, como é sua organização, qual a divisao de tempo".
- Analisar sua