educação de esparta
LER, BRINCAR E TRANSFORMAR
“O contato com a literatura não é um dever, é um direito! Todos têm que ter a possibilidade de se ver diante de obras literárias, de manusear seus suportes encantadores, de explorá-las a partir da curiosidade desejante.” “BRENMAN, ILAN”
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Mauro Gomes da silva
RA 1065539
Turma: 19
Pólo Gov. Valadares
CUSO DE PEDAGOGIA
APRESENTAÇÃO
Diante da situação precária brasileira, percebe-se a carência em vários aspectos. Assim a necessidade de vivencia e explorar situações que proporcionem e ampliem a imaginação. A leitura é uma ferramenta essencial para que se desenvolva tal ação, será através da mesma que colabora na promoção de cidadãos críticos e atuantes na sociedade.
JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a leitura é uma atividade da condição humana, uma habilidade essencial do desenvolvimento das outra habilidade e fator determinante para inserção do sujeito na sociedade. Assim a leitura com papel transformador na vida de uma criança acontecerá de forma lúdica e prazerosa. À medida que a criança tem a possibilidade de estabelecer relações através da fala, e da leitura podem refletir sobre a importância da leitura em sua vida pessoal e em comunidade. Através da leitura de contos, historias lendas, fabula, a criança amplia seu universo, tendo acesso a diferentes mundos, idéias e conhecimentos. Esse projeto tem como objetivo principal transformar a escola neste espaço no qual a leitura faça parte da rotina das pessoas e ocorra de forma agradável.
OBJETIVOS
GERAL Desenvolver a leitura visual, bem como a percepção diante de fatos contemporâneos por meio de revistas, jornais, imagens e propagandas em geral, desta forma estimulando a imaginação e o gosto pela leitura através de estratégias