Esparta e educação
1 DEFINIÇÃO DO TEMA: HISTORIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Aprender o conceito da matemática envolve diversos fatores que são produzidos durante o desenvolvimento histórico da humanidade, dessa forma, o lógico e o histórico são dois aspectos fundamentais no ato de ensinar e aprender matemática vindo com o intuito de atender as necessidades tanto de fatores relacionados aos interesses de socializar o conhecimento matemático, quanto as condições impostas pelo modelo econômico. Assim sendo um instrumento de diferentes modos de entender a matemática, seu ensino e sua aprendizagem pelas pessoas que da lógica e do histórico necessitam na resolução dos diversos problemas.
E por isso, é preciso, no entanto que o professor tenha cuidado ao elaborar e propor a resolução de problemas para serem analisados ou desenvolvidos durante as aulas de matemática. Muitas vezes, este corre o risco de não perceber que os alunos usam procedimentos de resolução diferentes daqueles convencionalmente adotados ou caracteriza-os como raciocínios incorretos. Ainda, alunos de diferentes níveis de desenvolvimento para resolver o mesmo problema.
As necessidades de se desenvolver no aluno condições que possa aprender a lidar com qualquer situação que apareça, pode ser satisfeitas se houver motivação quanto a iniciativa, ao espirito explorado, a criatividade e a independência.
Sobre sua percepção e logica é essencial em qualquer discussão sobre a matemática e seu ensino, ter uma ideia, mesmo que não seja, rigorosa, sobre o porque e o quanto se resolveu atribuir ao ensino da matemática, a importância que tudo teve é fundamental para fazer qualquer proposta que busque inovar o processo educativo. Torna-se cada vez mais difícil motivar os alunos para estudar matemática, principalmente a partir da 5ª série do ensino fundamental, e esta é só algumas das razoes pelas quais a história da matemática vem ganhando forcas, cada vez mais como um instrumento