Plano de ação contra o preconceito
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
(sugestão, pode ser outro de acordo com o tema)
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar Individual.
Orientador: Prof. Josilaine B. Ricci Nascimento, Melina Klaus, Okçana Battini, Edilaine Vagula
Rio Branco
2012
* INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir terá duas entrevistas com professores de etnias diferentes que falaram de suas experiências sobre preconceito no ambiente escolar, em seguida irei apresentar um texto debatendo a idéia de ambos sobre o assunto.
DESENVOLVIMENTO
Entrevista 1
Nacionalidade: Brasileira Naturalidade Feijó ,Acre Idade:46 anos
Sexo Feminino Ocupação profissional Professora Estado Civil Solteira
Cidade onde reside Rio Branco Estado Acre 1) Sou Afro-descendente 2) Vejo que o grupo que mais sofre é o indígena pois o preconceito com esse povo ainda é muito evidente. 3) A) Não trabalho porque não tenho espaço ou liberdade para trabalhar esse assunto na minha escola. 4) A) As situações são muitas vezes disfarçadas de brincadeiras de mau gosto como piadinhas que muitas vezes passam despercebidas mas que provocam serio danos na harmonia da comunidade escolar .
b) creio que faça parte do currículo oculto pois não damos a real importância que deveria ser dada ao assunto em questão.
C) as vezes sim , mais na maioria delas passa despercebido.
5) acho que por muitas vezes nos professores esquecemos que nossos alunos são de classe baixa e ao passamos certo tipo de trabalhos como por exemplo maquetes, que tem um custo muito alto alguns alunos deixa de fazer e o professor em vez de dar alternativa da logo um nota baixa prejudicando o aluno.
ENTREVISTA 2
Nacionalidade: Brasileira Naturalidade Rio Branco,Acre Idade:40 anos