Relatório analítico livro: como transformar informações em conhecimento
Antunes diz que a informação está banalizada, sendo atualizada constantemente. O que ontem era novidade, hoje já está ultrapassado. Antes, era o professor quem transmitia a informação para os alunos, hoje, eles têm acesso a estas informações nos mais variados meios de comunicação, como a televisão, as revistas, a internet. Porem, se esta informação não for transformada em conhecimento, em prática, será um conhecimento transitório, momentâneo e que logo será esquecido.
Então, para auxiliar os professores, o autor elaborou um conjunto de procedimentos, com nove passos, para dar um novo encaminhamento às informações e para melhor trabalhar as potencialidades de cada aluno.
Muitos destes passos já são praticados pelos professores, porem, não integrados todos em uma aula ou série de aulas. Estes procedimentos podem ser aplicados deste a educação infantil ao ensino superior.
O primeiro passo fala sobre a Aprendizagem Significativa em oposição à Aprendizagem Mecânica. Com a aprendizagem significativa, a informação dura muito mais tempo. O professor deve ser um atento pesquisador dos conhecimentos prévios que os alunos têm de determinado assunto, do mundo, das emoções e, a partir daí, planejar sua aula.
No segundo passo, o autor diz que o professor, ao expor oralmente a matéria, está ativando apenas uma ação cerebral. Porem, quando solicita aos alunos que comparem, analisem, classifiquem, está estimulando varias ações, tornando bem mais fácil a transformação da informação em conhecimento.
No terceiro passo, refere-se a “alfabetização” do aluno através das múltiplas linguagens, das artes, da musica,