Plano de aula
Tema: Dia de circo!
Objetivos: falar sobre a importância do sorriso, da alegria e da gargalhada para a saúde.
Objetivo geral: restaurar a importância da arte circense na construção do conhecimento, oportunizando a ampliação da cultura; despertar o interesse pela história do circo; incentivar a aprendizagem com alegria; valorizar a riqueza e a diversidade de possibilidades, que contribuem na comunicação por meio da linguagem artística; ampliar os conhecimentos prévios da criança: incentivar a brincadeira, possibilitando o desenvolvimento da autonomia e o confronto com sentimentos variados; trabalhar a criatividade e a cidadania;
Atividade I: Conversa de circo
Em uma roda de conversa, pergunte à classe quem gosta e quem já foi ao circo, qual dos personagens eles mais gostam e se alguém tem fotos tiradas com algum deles. Se houver; peça que traga para mostrá-las aos amigos, assim como se tiver alguém que já representou um palhacinho ou algum outro personagem de circo, que traga fotos ou filmes caseiros para exibi-los ao grupo.
Se na família de algum aluno tiver profissionais que trabalham ou já trabalharam no circo, aproveite a oportunidade para convidá-lo a escola e prepare uma surpresa para homenageá-lo. É possível que, na comunidade existam esses profissionais, que estão no anonimato, portanto, garimpe essas preciosidades e apresente-lhes a proposta de trabalhar o circo, reproduzindo um picadeiro na sala de aula e deixando toda a escola com cara de circo. Oriente uma pesquise com as famílias sobre o circo, solicitando-lhes que tragam fotos, imagens, panfletos e que descrevam suas experiências sobre o tema. Em uma roda de conversa, permita que as crianças tragam as informações e materiais obtidos, que devem ser socializados. Se possível, também traga imagens antigas para que crianças observem e comparem como era o circo antigamente e nos dias atuais, possibilitando a construção da noção de tempo.
Atividade II: Um