PLANO DE AULA - QUADRILHA
- Montar uma coreografia para ser apresentada na festa junina.
- Desenvolver a noção espacial (do aluno em relação a ele mesmo, em relação aos outros, em relação ao espaço de apresentação e em relação à plateia) e a noção rítmica (respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, dançar dentro da melodia musical).
CONTEÚDO ESPECÍFICO
Quadrilha Junina nordestina
TEMPO ESTIMADO
8 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO
Aparelho de som, computador com acesso à internet, uma folha de sulfite, lápis para todos os alunos, uma cartolina e pincel atômico.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
Compartilhar o projeto da Quadrilha com os alunos, explicando o que será feito e, em seguida, brincar com ao turma de "Mestre mandou": colocando uma música animada e deixando que dancem livremente, pausando a música repentinamente e dando uma ordem precisa de formação coletiva no espaço. Por exemplo: "Mestre mandou fazer uma roda"; "Mestre mandou fazer duas rodas, uma dentro da outra"; "Mestre mandou fazer um quadrado"; "Mestre mandou fazer um triangulo"; "Mestre mandou fazer a letra X", a letra "S", a letra "U"; "Mestre mandou fazer duas filas lado a lado"; "Mestre mandou fazer quatro filas", e assim sucessivamente.
2ª Etapa
Mostrar dois ou três vídeos de Quadrilhas Juninas e será pedido que as crianças registrem, em forma de desenho, as várias formações no espaço que são produzidas ao longo da coreografia. Esta etapa pode ser feita com base nos vídeos disponíveis em http://abr.io/quadrilha1 ou em http://abr.io/quadrilha2. Analisando com as crianças o resultado dos desenhos, mostrando quais formas geométricas são usadas na Quadrilha, que ora as linhas são retas, ora são curvas e que a maioria dos desenhos é simétrica. Questionar quais outros desenhos existem e que são possíveis de se fazer numa coreografia e peça para que a turma desenhe - individualmente ou em pequenos grupos.
3ª Etapa
Com base em todos os registros feitos, será elegido com os alunos quais desenhos no