Bullying
Bullying é um comportamento ofensivo e repetitivo, com intenção de humilhar, maltratar ou desprezar o outro.
O bullying ocorre entre iguais. Está relacionado a atitudes agressivas, intencionais e que se repetem, causando dor e angústia. Pode se manifestar em um simples apelido. Se as crianças ou o adolescente que receberam o apelido se sentirem ofendidos, e se os colegas insistirem na brincadeira, esta deixa de ser brincadeira e passa a ser uma agressão. A prática do bullying sempre existiu, entretanto, outras designações eram utilizadas para se referir a esse problema. Ela pode acontecer na escola, no local de trabalho, entre familiares, na rua, nos relacionamentos, enfim, em todos os locais, independente da idade e motivo. Pode iniciar com algumas palavras ofensivas e terminar com agressões físicas e psicológicas mais graves.
No caso de bullying, que são atitudes agressivas verbais e/ou físicas, os professores, funcionários e direcção das escolas precisam ficar atentos, para conversar, explicar para seus alunos que determinada postura não é adequada. É pertinente informar à família o que está ocorrendo na escola, e orientar para uma possível mudança de atitude tanto dos pais como dos filhos.
É importante relevar a cultura em que os indivíduos estão inseridos, pois é nesta troca de valores, neste espaço de convívio que se forma, que se analisa se os alunos estão envolvidos com maus-tratos ou não. Mas a explicação para tal comportamento pode ser entendida tendo conhecimento de quais são os valores, regras, normas que há no ambiente cultural dos mesmos. É interessante salientar que não são todos os agressores que pertencem a famílias desestruturadas, mas o fato de a família não proporcionar afectividade e empatia é um factor de causa muito importante, pois se essas crianças não aprendem em casa o bom relacionamento, a responsabilidade de ensiná-las a respeito disto cai sobre a escola, o que se torna uma tarefa bastante difícil para a