plano de aula
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
VALÉRIA PIRES GAMA MARTINS
PLANO DE AULA
GURUPI-TO
11/OUTUBRO/2013
VALÉRIA PIRES GAMA MARTINS
PLANO DE AULA
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino de Arte e Musica, Ensino da Natureza e Sociedade, Seminario V.
Prof. Helenara Sampaio, Laura Célia S.Cabral,Andreia Zompero e Juliana Fogaça Simm.
GURUPI-TO
11/OUTUBRO/2013
Texto: Festa Junina
O mês de junho é caracterizado por danças , comida tipicas, bandeirinhas e a festa junina, que se inicia no dia 12 de junho, véspera do dia de São Pedro. Há vários acontecimentos como quadrilhas, leilões e casamentos caipiras. A festa junina tem várias comidas típicas como: canjica, pamonha, quentão, cural, pipoca, cachorro-quente. São comidas tradicionais da festa junina na região devido á epoca do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou galpão adaptado para a festa.
A festa junina que se preze tem uma boa quadrilha. Homens e mulheres se separam em blocos, com coreografias que se alternam com comandos como `´olha a chuva´´, ´´caminho da roça´´ e anarriê. O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações.
A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada em um mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor. Cada santo tem uma fogueira, sendo a quadrada de santo Antonio, a redonda de São João e a triangular