Caracterização regional do percurso – BH – Serra do Cipó – Parque Estadual do Rio Doce e panorama vegetacional regional e formações vegetacionais
4812 palavras
20 páginas
1 - Caracterização regional do percurso – BH – Serra do Cipó – Parque Estadual do Rio Doce e panorama vegetacional regional e formações vegetacionaisO presente relatório através de visita de campo e posterior análise de um grande transecto Belo Horizonte – Serra do Cipó – Itambé do Mato Dentro – Parque Estadual do Rio Doce, de forma a comparar as formações vegetais de cerrado, campo rupestre e de altitude, e mata estacional semi-decidual, além de aprofundamento nas análises de forma a analisar as diferenças da mata estacional semi-decidual primária e secundária dentro do Parque Estadual do Rio Doce.
Foi realizada uma primeira parada na subida da Serra do Cipó, localizada no município de Santana do Riacho. A partir deste ponto começam a aparecer elementos do Campo Rupestre, variação do Cerrado que se encontra de forma mais expressiva nos campos de altitude da Serra. Esta área se apresenta como uma faixa de transição entre o cerrado e os campos rupestres de altitude, o que pode ser verificado pela presença da “canela de ema” em meio aos afloramentos rochosos. Esta vegetação não ocupa áreas contínuas, se desenvolve em solos rasos e pobres em nutrientes orgânicos. Típico de alto de serras e montanhas, caracteriza-se por um estrato herbáceo continuo e por arbustos ou esparsos. A distribuição geográfica deste bioma é bastante restrita (endemismo) a poucas serras da Cadeia do Espinhaço. Já as espécies desta flora são em boa parte autóctones, selecionadas por condições climáticas e principalmente litológicas e/ou pedológicas, visto que os solos são rasos e arenosos, sendo derivado de quartzitos e arenitos. Um dos problemas ambientais que ocorre nos campos rupestres de altitude trata-se da ação antrópica e do fogo (natural), ameaçando varias espécies de extinção. Alem disso, o fogo também é utilizado pelo homem para a implantação de pastagens.
Os campos rupestres é uma subclassificação do cerrado. Este se caracteriza pelo seu aspecto visual extremamente