Plano de aula pós-fordismo e Toyotismo
Tema: Pós-fordismo e Toyotismo
1 Pratica Social Inicial
1.1 Objetivos
Trabalhar com os alunos as mudanças no processo de produção e consumo após a década de 1970 e o modelo Toyotista de organização da produção.
1.2 Listagem de conteúdos
Pós-fordismo;
Mudanças no mercado global após a década de 1970;
Limitações do modelo Taylorista/Fordista de organização da produção;
Mudanças nas formas organizacionais de produção;
Toyotismo.
1.3 Vivência Cotidiana do Conteúdo
a) O que os alunos já sabem?
Que o trabalho é uma atividade vital para a sociedade sendo que este encontra-se subordinado ao modo de produção capitalista. Também possuem conhecimentos referentes aos modelos organizacionais de produção Taylorista e Fordista.
b) O que gostariam de saber mais? O Taylorismo e o Fordismo são os únicos modelos organizacionais exitentes? Quais suas limitações perante as mudanças no mercado global? Como as empresas passaram a organizar-se diante às novas exigências do mercado?
2 Problematização
2.1 Discussão sobre o conteúdo.
Por que estudar as mudanças do mercado da década de 1970? Quais as inluências tais mudanças causaram no mundo atual? Por que estudar o pós-fordismo e o Toyotismo?
2.2 Dimensões
Social: Quais as mudanças sofridas pelo mercado global em 1970 e de que maneira tais mudanças influenciaram o século XXI?
3 Instrumentalização
3.1 Ações Didático-pedagógicas
Expor as mudanças do mercado global em 1970;
Discutir as limitações dos modelos Taylorista e Fordista;
Expor os conceitos referentes ao pós-fordismo e ao Toyotismo
3.2 Recursos necessários
3.2.1Texto Didático
Pós-fordismo
A partir do início da década de 1970 começaram a ocorrer mudanças significativas nos padrões globais de consumo, o mercado de massa estava sendo derrubado por “mercados de nicho” (segmentos de mercado compostospequenas quantidades de consumidores com necessidades homogêneas, por exemplo, venda de um