Fordismo
Com a revolução industrial e as mudanças sociais promovidas por ela, surgiram muitas indústrias. As quais deveriam apresentar um melhor desempenho e atingir as expectativas de lucros.
Diante da concorrência e da necessidade de maximizar o lucro, estudiosos e empresários pesquisaram maneiras de se gerenciar revolucionando a administração de empresa.
A administração surgiu no inicio do século XX como uma ciência modificando a maneira de gerenciar e supervisionar uma empresa com o intuito de garantir o melhor custo e benefício aos sistemas produtivos.
Surgindo então a escola de Administração científica, fundada pelo americano Frederick Wilson Taylor, que confiou nas suas crenças para aumentar a eficiência industrial.
Um grande nome na administração científica é Henry Ford que iniciou como mecânico e se tornou o dono de uma fabrica de automóveis, durante vários anos ele se dedicou fazendo dele um marco na história da administração e do capitalismo.
Este trabalho tem como objetivo tratar sobre um conteúdo trabalhado na disciplina de Teoria Da Administração, no curso de graduação de Recursos Humanos.
A Administração que era considerada apenas uma arte surgiu no século XX como ciência, um modelo criado pelo americano Frederick Wilson Taylor o qual fundou a Escola de Administração Cientifica com o intuito de aumentar a eficiência industrial, por meio de organização e divisão de tarefas, buscando a eliminação da redução dos custos e com o objetivo de obter rendimentos com o mínimo de tempo e trabalho.
Taylor observou que o sistema de gestão continha muitas falhas, desde a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento tanto por parte dos administradores quanto dos operários e a forma de remuneração utilizada nas empresas.
Um importante seguidor das teorias inovadoras de Taylor é Henry Ford, nascido em 30 de julho de 1863, em Springwells (Estados Unidos). Frequentou escolas rurais até aproximadamente seus