contabilidade empresarial
SENAI
Projetos Elétricos
Introdução
O universo da eletricidade é tão vasto que seguramente em todos os empreendimentos a energia elétrica está presente, nas residências, nos edifícios, na indústria, etc.
Para que a energia elétrica possa ser utilizada em residências, prédios e indústrias são necessários a montagem de um conjunto de condutores elétricos, proteções, controles e acessórios especialmente instalados para tal finalidade e que são regidos por normas técnicas especificas, principalmente a NR-10(Segurança em instalações e serviços em eletricidade) e a NBR-5410 (Instalações elétricas em baixa tensão), entre outras não menos importantes.
O objetivo de um projeto elétrico e adequar as necessidades do consumidor com a economia e a segurança.
Instalação elétrica
Uma instalação elétrica é o sistema elétrico físico é um conjunto de componentes elétricos associados e coordenados entre si, composto para um fim especifico .
Um sistema elétrico é formado essencialmente por componentes elétricos que conduzem corrente, enquanto uma instalação elétrica inclui componentes elétricos que não conduzem corrente, mais que são essenciais ao seu funcionamento, tais como condutos, caixas e estruturas de suporte. Nessas condições, a cada instalação elétrica corresponderá um sistema elétrico.
Em um projeto elétrico, as plantas e os detalhes representam a instalação, enquanto que os circuitos elétricos envolventes representem o sistema.
Projetar uma instalação elétrica de uma edificação consiste em:
· Quantificar e determinar os tipos e localizar os pontos de utilização de energia elétrica.
· Dimensionar, definir o tipo e o caminhamento dos condutores e condutos.
· Dimensionar, definir o tipo e a localização dos dispositivos de proteção, de comando , de medição de energia elétrica e demais acessórios
instalação e deve conter no mínimo:
·