Alvenaria Estrutural
SÃO PAULO
2014
Os tipos de alvenaria são estrutural e de vedação, e a principal diferença entre elas é que a estrutural serve como a própria estrutura da obra, dispensando armações de ferro e aço. A alvenaria de vedação suporta apenas o seu próprio peso, por isso necessita de vigas e pilares para dar sustentação.
Resistente, econômica e segura. Essas palavras resumem a alvenaria estrutural, processo construtivo racionalizado que utiliza paredes como a principal estrutura de suporte. Com técnicas executivas simplificadas e facilidade de treinamento de mão de obra, esse processo tem crescido no mercado e, aliado à tecnologia e à qualidade, tem desempenhando cada vez mais um papel importante na construção civil.
Suas vantagens são muitas, embora demande maior atenção em certos pontos à alvenaria estrutural deve integrar o projeto, planejamento, materiais adequados e correta execução.
A alvenaria estrutural garante a segurança da construção sem a utilização de estruturas armadas com ferro e aço e substitui as vigas e pilares com os próprios blocos de concreto, que possuem resistência elevada e são capazes de suportar além do seu peso.
Os blocos devem atender à resistência necessária para suportar o peso da obra, já que possuem a função de estrutura. A resistência da argamassa também de ser avaliada de acordo com o tipo de alvenaria.
O uso do bloco na alvenaria estrutural é mais eficaz em relação ao uso do tijolo, pois os blocos permitem a coordenação modular do projeto, que resulta em vantagens técnicas e econômicas para a obra. Com a alvenaria estrutural é possível prever, ainda no projeto, a quantidade de blocos que serão utilizados e onde serão feitas as instalações elétricas e hidráulicas por dentro das unidades, evitando improvisações durante a obra.
Completamente integrada a outras áreas, essa alvenaria nasce a partir do projeto arquitetônico. Embora o projeto seja essencial