Planejamento e Controle Financeiro
A função administrativa normalmente é implementada de acordo com as peculiaridades de cada empresa, que pode considerar seus recursos (humanos, materiais e organizacionais) e sua estrutura. Como ocorre com a função planejamento, a função organização também pode ser analisada em função dos diferentes níveis – institucional, intermediário e operacional - da empresa.
2) Quais são os indicadores de desempenho operacional mais comumente utilizados? Dê exemplos e comente.
A classificação mais comumente utilizada é estabelecida em indicadores de qualidade e indicadores de produtividade. Enquanto os indicadores de qualidade estão relacionados com a satisfação do cliente, os indicadores de produtividade medem o desempenho dos diferentes processos de uma organização e está relacionado com a maneira pela qual são utilizados os recursos disponíveis.
3)Quais os indicadores de desempenho financeiro mais comumente utilizados? Dê exemplos e comente.
4)Qual a importância do planejamento e do controle financeiro para as entidades?
Planejar significa traçar um plano, programar, projetar. E o planejamento financeiro significa, tanto para pessoas como para empresas, estabelecer e seguir uma estratégia, visando atingir objetivos. Essa estratégia pode ser voltada para curto, médio ou longo prazo. Toda empresa, para progredir em longo prazo, precisa ter um foco ou um objetivo. Assim também o indivíduo precisa saber antecipadamente as metas que pretende atingir.
O planejamento financeiro, através de um conjunto de ações, controles e procedimentos, possibilita, entre outras coisas, montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento, no caso de falta, fazer investimentos, no caso de sobra de recursos.
5) Evidenciar como são feitos os controles de custo, despesas e investimento dentro de uma entidade?
- Custo: é o gasto que é aplicado na