Resumo do livro A Meta
Neste meio, Alex, se reencontra com um velho amigo, que passa a ser o seu Mentor, ajudando-o a entender todo o processo que envolve uma fabrica, desde o planejamento até a propriamente dita produção. Ele conhece a Teoria das restrições, a qual acredita que em determinado momento, toda organização tem uma fase do processo que limita o restante da produção, fazendo com que o todo seja prejudicado. Saber trabalhar esta teoria é um grande desafio para Alex, afinal sempre terá algo para ajustar ou modificar, tornando o trabalho dinâmico e inconstante. Cabe, portanto, à liderança, observar cada fase da produção, sempre buscando identificar os gargalos e fazer com que eles causem efeito mínimo no processo. Por este motivo, o apoio que Alex obteve através dos representantes de cada área foi fundamental. Ele percebeu que o todo é formado por várias peças fundamentais, que precisam estar encaixadas da maneira correta.
Mesmo sendo um gerente de fabrica, Alex sente muita dificuldade para entender os conceitos da Teoria das restrições, afinal fácil é encontrar apenas um problema e resolve-lo, difícil é manter uma constante observação para que, sempre que haja algo fora do normal, possa se ter o controle da situação, identificando o seu inicio e traçando uma linha de raciocínio para a sua resolução.
É possível identificar na história muitas barreiras às mudanças propostas, já que, quando falamos de linha de produção, o trabalho é padronizado e técnico, então as pessoas se acostumam a trabalhar de uma maneira, oferecendo resistência às inovações.
Alex consegue superar os obstáculos e alcançar os resultados esperados, porem, como diz o titulo do livro “A Meta: Um processo de melhoria continuo” o trabalho não acaba com os resultados,