Planejamento e controle financeiro
Planejamento: é a função administrativa que determina com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidas para atingir os objetivos fixados. O planejamento é uma técnica que absorve as incertezas e aumenta as chances de sucesso do desempenho da empresa. Os princípios gerais de planejamento , são os seguintes: a) Princípio da contribuição aos objetivos: deve-se viabilizar a realização dos objetivos máximos da empresa, através da hierarquização dos objetivos estabelecidos, considerando-se a interligação entre eles; b) Princípio da precedência: corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle); c) Princípio da maior penetração e abrangência: o planejamento pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa; d) Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências.
Geralmente, os objetivos são escolhidos pelos escalões superiores e os meios para atingi-los são fornecidos pelos escalões médios e inferiores da empresa. Portanto, na elaboração de um plano, deve-se contar com a participação de responsáveis pelas áreas envolvidas, pois a maioria dos aspectos envolvidos no planejamento é interdependente. Os planos devem ser revisados e ajustados periodicamente. Planejamento pode ser resumido como sendo: a) A determinação de objetivos ou metas de um empreendimento; b) O estabelecimento prévio de ações a serem executadas; c) A avaliação dos recursos materiais, humanos, financeiro e tecnológicos existentes para usá-los eficientemente.
Níveis de planejamento O planejamento pode ser classificado em três níveis: * Planejamento Estratégico: é um planejamento de longo prazo, de responsabilidade dos níveis mais altos da administração, que procuram se antecipar a fatores exógenos e internos à empresa, geralmente