Planejamento e controle financeiro
Juliana Rezende¹
Viviane Stival²
Resumo
O presente artigo trata da atividade de planejamento e controle financeiro como forma de gestão eficaz e de sucesso, abordaremos também o papel das leis de incentivo fiscal como instrumento de políticas públicas para a cultura, apresentando um breve histórico de sua existência, e a proposta da Lei. Outro tema que abordaremos é com relação às obrigações das empresas no que tange ao pagamento de tributos. Falaremos mais especificamente do imposto sobre a renda e suas obrigações.
Abstrat
This article deals with the activity of financial planning and control as a means of effective management and successful while also addressing the role of tax incentive laws as an instrument of public policy for culture, presenting a brief history of its existence, and the proposal of the Law . Another issue will be addressed is with respect to the obligations of companies regarding the payment of taxes. We'll talk more specifically of the income tax and their obligations.
Palavras-Chave: Planejamento; Controle Financeiro; Lei Rouanet; Incentivos Fiscais e Imposto de Renda.
Introdução
O planejamento financeiro estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados. O controle e o planejamento financeiro se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação, pois através dele são fixadas metas, ajuda a identificar alterações e justificá-las, tornando o processo do planejamento um instrumento hábil e interativo.
Desde o inicio da década de 1990, estamos vivendo, sob uma Política Cultural fortemente apoiada nas Leis de Incentivo fiscais. São leis estaduais e municipais que destinam parte dos impostos que lhes compete para a produção cultural.
O imposto sobre a renda não se sabe ao certo em que época surgiu, mas sabe – se que houve três fases, no inicio era foi instituído como imposto de guerra, depois foi instituído em períodos de dificuldades