Planejamento e Controle de Produção
A demanda é influenciada por uma série de fatores que se estendem desde as condições macroeconômicas até questões operacionais , como a disponibilidade do produto e preço no ponto de venda.
2. Qual a importância da previsão de demanda para o PCP?
Do ponto de vista do PCP, as previsões de demanda são utilizadas nas decisões referentes ao planejamento dos recursos de produção (planejamento da capacidade), às metas de produção e estoque (planejamento agregado da produção) e as prioridades de produção e expedição de produtos (programação e controle da produção).
3. Como as empresas podem reduzir as incertezas associadas à previsão de demanda?
Os gestores podem optar pelo acompanhamento da demanda pela produção, o que pode não ser economicamente viável. Já a estratégia de nível de serviço consiste em decidir que percentual da capacidade máxima esperada a empresa quer atender. Em alguns casos, como na logística, pode-se utilizar estoques de segurança.
4. Quais as necessidades de previsão de demanda em cada nível de planejamento (agregado e detalhado da produção)?
Planejamento agregado da produção (PAP): visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões de volumes de produção e estoques mensais, contratação (ou demissão) de pessoas, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente, o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos. Neste nível de planejamento as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a analise e tomada de decisão.
Planejamento detalhado da produção (PDP): É a operacionalização propriamente dita no “chão de fábrica”. Define como a fábrica ira operar no seu dia-a-dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais, sequenciamento das ordens. Neste ambiente, a atividade de