Planejamento e avaliação
Título: Planejar e avaliar para o alcance do objetivo
Objetivo: Opinar criticamente sobre o Planejamento e Avaliação
Justificativa: Esta TCD visa maior conhecimento, oportunidade de reflexão e crítica sobre o Planejamento e Avaliação.
Introdução: O ato de planejar nos proporciona a clareza de onde queremos chegar e a definição das metas de como agir para realização de tal objetivo. A avaliação nos permite identificar as falhas durante a ação do planejamento e as alternativas para repará-las.
Desenvolvimento: O ato de planejar em geral tem sido equiparado ao ato de administrar o uso dos recursos financeiros, humanos e didáticos estimando estes recursos disponíveis. O planejamento deve deixar de ser uma mera estimativa para se concretizar numa dimensão maior, num momento de decisão conjunta, de definição de metas e de envolvimento de todos. Portanto, não pode ser neutro uma vez que, consiste em agir, fazendo escolhas para alcançar a transformação. Planejar resulta no comprometimento de agir de forma consciente para alcançar a transformação que se deseja. Para tal é necessário a avaliação que se dá por um constante olhar crítico da ação, não de modo a condená-la pelo erro, mas de modo a identificar os avanços e impasses encontrando meios para superá-los. Ela deve ser realizada permanentemente e não somente num momento definido previamente. A avaliação nos permite criar alternativas de melhoria durante o percurso e se mostra como um ato de cuidado de quem quer não apenas cuidar, mas, de quem deseja propiciar o crescimento.
Considerações finais:Portanto o planejamento e a avaliação estão interligados . No momento em que o planejamento define o que vamos construir,a avaliação auxilia objetivando novos rumos e metas quando necessário. Apresentam grande importância, merecem ser repensados e sempre colocados em prática. Enfim, eles demonstram o cuidado e zelo de quem luta e deseja fazer uma educação mais dinâmica e