avaliação e planejamento
O Planejamento e Sua Importância no Cenário Educacional
Introdução
O ser humano é considerado um ser racional, sendo-lhe assegurada a condição de pensar, crescer, evoluir, criar, construir e antecipar ações: o ser humano é um ser capaz de planejar suas ações. Diferente dos animais o homem é dotado de racionalidade. Consegue adaptar-se à realidade natural para garantir sua subsistência, assim como é dotado da capacidade de transformar para agir sobre a realidade natural.
O HOMEM É CONDUTOR DA HISTÓRIA, NÃO SENDO APENAS ARRASTADO POR ELA.
Dermeval Saviani (2003) diz que o ato de planejar, ou seja, o ato de antecipar nossas ações mentalmente é inerente à história do ser humano. É por meio do planejamento que o homem exerce a sua intervenção na realidade.
Alexis Leontiev (1978) acrescenta que é através da intervenção do homem na natureza que ele produz cultura.
De acordo com Antonio Gramsci (1978), fazem parte da constituição do ser humano três elementos: natureza, indivíduo e relação social. Através do planejamento e da execução, o homem alcança suas ações. A execução da ação do homem sobre o meio é o que chamamos de trabalho, ou seja, a transformação que o home faz a partir da natureza. Para Karl Marx (1980) o trabalho é uma atividade essencialmente humana.
Planejamento
Planejar é antecipar ações mentalmente antes de executá-las, visando atingir algum objetivo. A ação educativa não permite improvisos. A atividade de planejar está contemplada na LDB (Lei 9394/96) como uma parte fundamental do trabalho docente.
Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
V - ministrar os dias letivos e