DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO
PERCURSO EXIGENTE PARA A PRÁTICA DOCENTE
IESF - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO
UHILTON CARLOS CASTRO SANCHES
DISCIPLINA: PERSPECTIVAS E CONTEXTOS DO PLANEJAMENTO E DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA
DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO
PERCURSO EXIGENTE PARA A PRÁTICA DOCENTE
INTRODUÇÃO
A prática docente envolve uma gama muito grande de questionamentos que necessitam constantemente ser retomadas e debatidas. O nosso objetivo aqui é o de levantar alguns questionamentos em torno do planejamento na educação, procurando destacar sua importância e valor para o processo de ensino-aprendizagem. Pretendemos também verificar os componentes do planejamento, incluindo a execução do que foi planejado e todo o processo de ensino até tecer algumas considerações sobre o processo de avaliação do aprendizado.
Todo o processo educacional que deseja alcançar méritos educacionais deve preparar um plano a ser desenvolvido pelos atores envolvidos. Vamos voltar nossa atenção mais especificamente para a prática docente, isto é, verificar algumas características do trabalho do professor no contexto de sua prática de ensino.
PLANEJANDO A AÇÃO DOCENTE Sem planejamento as ações não se realizam ou tendem a serem mal executadas e sem avaliação das ações e do aprendizado não temos como estabelecer um parâmetro para o que se deseja alcançar.
Vemos assim no planejamento uma ação fundamental do processo ensino-aprendizagem. Note-se que quando falamos em ação fundamental já estamos ressaltando alem do planejamento a necessidade executar o planejado, que também é uma tarefa do docente tal como a avaliação. Colocamos o planejamento, a execução e a avaliação como tarefas articuladas entre si, como atividades necessárias á prática docente.
O planejamento em educação significa racionalizar o processo