Planejamento tático
Planejamento tático é denominado em empresas de nível intermediário, e tem ligação com planejamento estratégico e plano operacionais.
As principais características desse planejamento são:
O planejamento é um processo permanente e contínuo,
O planejamento é sempre voltado para o futuro,
O planejamento se preocupa com a racionalidade de decisão
O planejamento seleciona entre varias alternativas disponível em um determinado curso de ação
O planejamento é uma técnica de mudança e de inovação
O planejamento é uma técnica de coordenação,
O planejamento é uma função administrativa que interage com os demais,
Esse planejamento é voltado sempre para o futuro das atividades atuais da empresa em nível de departamentos e esta relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa focalizando a alocação de recursos.
O planejamento tático da segurança empresarial tem por objetivo a realização de um estudo prático de análise de riscos corporativos que afetam os ativos tangíveis e intangíveis da empresa. Pode ser realizado pelo gestor de segurança da empresa, já que é desenvolvido nos níveis intermediários da organização. Nele compara-se o custo versus os benefícios, sempre integrando os meios organizacionais, com a reformulação ou criação de normas e procedimentos, com os recursos humanos e os meios técnicos, sejam ativos ou passivos. Lembrando que esses três fatores somados são primordiais para alcançar os objetivos pretendidos, por meio da eficiência, eficácia e efetividade esperadas em um planejamento de segurança. Além disso, sabe-se que o planejamento tático deve estar alinhado às políticas de segurança da empresa, visando objetivos empresariais. O projeto é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório.
A decisão engloba seis elementos comuns: objetivos, sistema de valores, estados da natureza, consequência. As decisões podem defrontar com estados da natureza sobre formas de incerteza, risco e