3º setor
A GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: QUE FORMAS DE
GESTÃO?
Rodrigo Nunes de Oliveira*
Luciano Antônio Prates Junqueira**
RESUMO
A proposta deste artigo é analisar, a partir do entendimento de gestão das organizações do
Terceiro Setor e das suas características, duas instituições, buscando identificar como se dá sua gestão e os problemas que a condicionam. As instituições escolhidas foram o Centro de
Apoio de Promoção Social Nosso Lar - CAPS e a Casa dos Meninos, organizações que atuam principalmente com crianças e jovens na cidade de São Paulo. Foi feito um diagnóstico organizacional dessas instituições para identificar as características da sua gestão, apreendendo suas diferenças e similaridades. O que se pode inferir dos casos analisados é que há uma dependência dessas organizações dos repasses estatais, tendo como modelo de gestão o participativo.
Palavras-chaves: Terceiro Setor, Gestão Social, Organizações sem Fins Lucrativos, Políticas
Sociais.
1- INTRODUÇÃO
Atualmente, o campo da gestão nas organizações do Terceiro Setor tem sido um dos temas que mais tem preocupado profissionais e gestores da área. Isso se deve, em parte, às diversificadas demandas sociais e organizacionais que tais entidades enfrentam no seu dia-adia. A complexidade dos problemas sociais e as diferenças sociais que penalizam parte significativa da sociedade brasileira demandam a essas instituições um novo modo de olhar a realidade social e de encaminhar soluções, que contribuam para reduzir as diferenças e oferecer ao conjunto da população vida mais digna.
Informações Bibliográficas:
OLIVEIRA, Rodrigo Nunes de. A Gestão nas Organizações do Terceiro Setor: Que Formas de Gestão?
(Relatório de Iniciação Científica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2003.
Contatos:
(13) 8118-0123 / rodrago@gmail.com / http://www.rodrigonunes.kit.net
2
Contudo, não basta apenas mudar a maneira de olhar a realidade social é