3º setor
Hoje o voluntário busca uma transformação social que traga um país melhor para todos nós. Ser voluntário não é mais um ato de caridade realizado nas horas vagas, é um exercício de solidariedade e de cidadania. É errado o pensamento de que somente pessoas que tenham auto grau de capacitação possam desenvolver trabalhos voluntários, ao contrario, qualquer um pode desenvolver este tipo de trabalho, basta realizar suas ações na área que tem mais facilidade, como a dona de casa ensinar economia domestica para jovens inexperientes.
Os motivos que levam os brasileiros a procurar o trabalho voluntário é acreditar na melhora dos problemas sociais do País, além de elevar a auto-estima e sentir-se útil, como podemos ver no questionário da Sra. Rita.
Muitas pessoas que passaram por situações aflitivas encontram nas ações voluntárias uma maneira de se redimir ou até mesmo agradecer. Trabalhar em prol de uma causa e contribuir para o bem estar da sociedade é uma das melhores formas de buscar o desenvolvimento pessoal.
Graças aos voluntários as entidades conseguem desenvolver inúmeras atividades e programas assistenciais com excelentes resultados. A importância deste tipo de trabalho ultrapassa o pensamento lógico de ajudar alguém ou algo, existem outras vantagens em ser voluntário, como por exemplo, treino em determinada área, melhora a comunicação em negócios e possibilita fazer novas amizades e estar em contato com algo que muitas pessoas jamais teriam a oportunidade.
Trabalho voluntário não é uma atividade impessoal e sim contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado. Este sentimento de estar sendo útil a alguém é uma motivação fortíssima para o envolvimento de pessoas como os idosos, aposentados e portadores de deficiências que a sociedade tende a desvalorizar e considerar inúteis.
6.1) Compromisso e Responsabilidade
Cada voluntariado, mesmo na mesma entidade, mesmo na mesma área é diferente. Cada experiência