Empresa ficticia
As funções do administrador correspondem aos elementos da Administração que Fayol definira no seu tempo: Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar
Cada autor, todavia, desvia-se dos demais por adotar funções administrativas ligeiramente diferentes. De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento, organização, planejamento a organização a direção e o controle como as funções básicas do administrador.
As organizações não trabalham na base da improvisação. Tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento é a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções. É a função administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los.
Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se quer chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequencia.
1
24/02/2013
Missão Objetivos Metas
É uma declaração de propósito ampla e duradoura que individualiza e distingue o negócio e a razão de ser da organização em relação a outras do meso tipo. Porque a organização existe? Para quem a organização existe? O que a organização faz? De que forma faz?
É o ponto de partida do planejamento. São as consequências dos objetivos. Objetivos são resultados futuros que se pretende atingir. Assim, os objetivos são pretensões futuras que, uma vez alcançadas, deixam de ser objetivos para se tornarem realidade. Devem ser estabelecidas e cumpridas, passo a passo, visando atingir os objetivos propostos.
Além da hierarquia de objetivos, existe também uma hierarquia do planejamento. Nesse sentido, existem três níveis distintos de planejamento: o planejamento estratégico o planejamento tático o planejamento operacional
É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas características são:
É projetado no longo prazo e seus efeitos e consequências são estendidos para vários anos (em geral, cinco) pela frente.
2