Lynn margulis
Ano letivo: 2012/13
Data do trabalho: 04/01/2013
Data de entrega: 11/01/203
Lynn Margulis nasceu em Chicago no dia 5 de Março de 1938 e morreu em Massachusetts a 22 de Novembro de 2011.
Foi uma bióloga e professora mundialmente famosa na Universidade de Massachusetts.
O seu trabalho científico mais importante foi a teoria da endossimbiose e a fundamentação da hipótese de Gaia.
Lynn Margulis foi aceite na Universidade de Chicago em 1953, com apenas 15 anosde idade.
Aí conheceu Carl Sagan, um cientista Norte-Americano, enquanto fazia o doutoramento em fisica.
Passado 4 anos Lynn Margulis casou com Carl Sagan com 19 anos. Lynn deu á luz dois filhos, Dorion Sagan e Jeremy Sagan.
A cientista casou-se uma segunda vez com o cristalógrafo Thomas N. Margulis, com quem teve dois filhos, Zachary Margulis-Ohnunma e Jennifer Margulis di Properzio.
Lynn ganhou vário prémios, tais como: * 1983 - Eleita para a National Academy of Science * 1999 - Recebe a National Medal of Science atribuída pelo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton * 2009 - Recebe a Darwin-Wallace Medal atribuída a cada 50 anos pela Linnean Society por "avanços significativos no estudo da história natural e evolução". * Nevada Medal, Sigma Xi's William Proctor Prize, NASA Public Service Award, Miescher-Ishida Prize, Commandeur de l'Ordre dees Palmes Academique de France.
´
A teoria da Endossimbiose foi proposta por Lynn Margulis.
Lynn propõe que uma célula eucariótica tenha sido originalmente uma célula procarionte e que os seus organelos que constituem uma célula eucarionte tenham surgido como consequência de uma associação simbiótica, em que os dois organismos convivam tendo benefícios de ambas as partes. Esta teoria requer que os cloroplastos e as mitocôndrias tenham aparecido devido associação simbiótica de uma célula procariótica com um antepassado das cianobactérias atuais - que vivem em simbiose dentro de outro