planejamento tático
O planejamento constitui a primeira função dentro do processo administrativo. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los. A ação empresaria parte de um planejamento estratégico que abrange a empresa com uma totalidade, afetando-a no longo prazo pelas suas conseqüências. Esse é decido no nível hierárquico mais elevado da organização: o nível institucional. Para que o planejamento estratégico seja levado adiante, ele precisa ser implementado nos níveis hierárquicos mais baixos da empresa, nos quais as tarefas são executadas.
Existe uma enorme diferença de linguagem e postura entre o nível institucional e o nível operacional.
O nível estratégico opera com uma incerteza em face da exposição às forças e variáveis ambientais, enquanto no nível operacional opera com base na certeza e na programação de suas atividades. A absorção da incerteza provocada pelas pressões e influencias ambientais precisa ser feita pelo nível intermediário. Em outros termos, o planejamento estratégico precisa ser desdobrado em planejamento táticos, em nível intermediário, para que as decisões estratégicas ali contidas sejam moldadas e traduzidas em planos capazes de serem entendidos e, por sua vez, desdobrados e detalhados em planos operacionais, para serem executados pelo nível operacional da empresa.
Planejamento Estratégico: Mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas. (Incertezas e imprevisibilidade).
Planejamento Tático: Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. (Articulação interna)
Planejamento Operacional: Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa. (Certezas e regularidade)
O planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização,ou seja, ao nível dos departamentos ou