Segurança do trabalho
Curso: Logística - Noturno
O mesmo funcionário fazendo turnos diferentes no mesmo dia
Gostaria de falar sobre este tema, pois vivo uma experiência na empresa que trabalho não muito saudável. A empresa explora seus colaboradores de tal forma a pedir que eles trabalhem de dia e, no mesmo dia, à noite. Não acontece comigo, pois, apesar da necessidade de fazer a manutenção do emprego, antes preciso fazer a manutenção da minha saúde.
A empresa trabalha com uma política onde o cliente é rei. Tudo que o cliente precisa a empresa faz, independentemente da disponibilidade. Tenta sacrificar seus colaboradores fazendo com que eles trabalhem dia e noite para atender seus clientes.
A organização precisa atender o mercado, mas não da forma que faz. Para atender as necessidades muitas vezes coloca seus colaboradores para trabalhar 24 horas ou mais por dia. A direção sabe que além de não ser saudável para o trabalhador, não é saudável para o serviço. A atividade não será feita com excelência, o trabalhador não terá a concentração necessária e com isso poderá ter problemas com acidente de trabalho além da insatisfação do cliente por um serviço mal feito.
Figura – Acidente de trabalho
Para mudar este quadro, poderíamos agir de duas formas:
1. Planejar os serviços. Não prometer para os clientes mais do que pode exigir do colaborador.
2. Contratar mais funcionários.
Na segunda opção, quando você contrata mais funcionários, aumenta seus custos e pode sofrer com algum período de pouco movimento. Poderia contratar temporários, mas estes precisariam de treinamentos. Não seria bom treinar pessoas para trabalho temporário.
Por isso, acredito que a primeira opção seja a melhor. Organizar os serviços e negociar com os clientes prazos para execução.
Conclusão
Colaboradores que trabalham muito além do recomendado, trabalham cansados, desanimados, com grandes chances de erros, possibilitando acidentes de trabalho,